(Jacques WAINER)
Alguns sistemas colaborativos são adotados independente de uma avaliação que mostre benefício objetivo e mensurado. Correio eletrônico e outros sistemas apresentaram funcionalidades novas e facilidades tão óbvias que foram adotados independentemente de uma avaliação de impacto mais elaborada. Contudo, a maioria dos sistemas colaborativos não tem tal sorte. Na maioria dos casos é necessário demonstrar que o uso do sistema traz algum benefício em relação à alternativa: ou outro sistema já em uso ou nenhum sistema. Neste capítulo é discutido como realizar demonstrações por meio de avaliações quantitativas, e na maioria das vezes comparativas, de um sistema colaborativo. Neste capítulo não são enfocadas as fórmulas e os algoritmos associados aos testes estatísticos, pois estão disponíveis em livros-texto de estatística. O importante, do ponto de vista deste capítulo, é entender os conceitos centrais dos testes, por exemplo: erro de amostragem, inferência, p-valor, pré-requisitos de cada teste, dentre outros conceitos. Neste capítulo, a avaliação quantitativa de sistemas é discutida com o rigor apropriado para a realização de uma pesquisa científica.
Apresentação (apoio para aula)
Ilustrações do capítulo (clique para ampliar):