6 – Ambientes virtuais colaborativos

Alberto Barbosa Raposo

CVEs (Collaborative Virtual Environments – Ambientes Virtuais Colaborativos) são definidos como simulações de mundos reais ou imaginários que provêm um espaço virtual comum a equipes distribuídas, onde os participantes podem se encontrar, coexistir e colaborar, enquanto interagem com o ambiente tridimensional, compartilham informações e manipulam artefatos em tempo real. A noção de espaço e a metáfora de mundo real oferecidas por CVEs trazem novas possibilidades de interação, que não são triviais em sistemas desktop. Apesar da crescente popularidade atingida pelo sucesso de jogos de interpretação online e massivos para múltiplos jogadores (MMORPGs), tais como World of Warcraft e Second Life, ainda existem muitos desafios relacionados ao desenvolvimento de CVEs. Este capítulo apresenta um breve histórico e define os principais conceitos sobre os CVEs, tais como identidade, interação e presença. São apresentados alguns exemplos de CVEs. É indicado o potencial de CVEs como sistemas colaborativos, e são discutidos também alguns dos desafios atuais e futuros na área.

PDFTexto do capítulo

Apresentação (PPT)Apresentação (apoio para aula)

PDFExercícios Comentados

 

Ilustração do capítulo (clique para ampliar):